Qual a diferença entre o WhatsApp "oficial" e o "não oficial"?
O WhatsApp oficial (WhatsApp Business Platform) é uma versão do WhatsApp projetada para empresas, que oferece recursos específicos para negócios e possui características distintas do WhatsApp pessoal (não oficial). Destacamos as seguintes:
- As conversas tem duração de 24 horas. Ao terminar esse período, uma nova conversa pode ser iniciada por meio de um Modelo de Mensagem;
- As conversas são tarifadas, e os valores são diferentes de acordo com a forma como elas são iniciadas. A Meta oferece 1.000 conversas gratuitas iniciadas pelo cliente, todo mês. Caso você inicie uma conversa, será tarifado de acordo com o objetivo do Modelo de Mensagem utilizado (Marketing ou Utilidade);
- Os Modelos de Mensagem são obrigatórios para iniciar conversas ativamente. Você pode criar modelos de mensagem diretamente na plataforma chatPro, mas só poderá usá-los após a aprovação da Meta (que acontece automaticamente após algumas horas);
- É possível utilizar chatbots com botões e listas;
- Não há um aparelho com WhatsApp. A própria Meta é responsável por mantê-lo sempre conectado e ativo;
- A possibilidade de bloqueio é remota, pois toda comunicação acontece por meios oficiais.
O WhatsApp não oficial é uma versão projetada para uso pessoal, e recebeu adaptações do chatPro para utilização com empresas. Destacamos as seguintes características:
- Não há limite de duração nem tarifação para as conversas;
- Não é possível utilizar chatbot com botões e listas (apenas opções numéricas);
- É necessário registrar o número do WhatsApp em um aparelho e ler um QR Code na plataforma do chatPro. Após esse processo, não é mais necessário manter o aparelho ligado;
- A conexão com WhatsApp é realizada de forma não oficial, portanto há possibilidade de bloqueio, especialmente quando os contatos denunciam seu número. Por isso, não recomendamos para empresas que desejam iniciar conversas ativamente.
Quais são os pré-requisitos para ter uma conta no WhatsApp oficial?
O WhatsApp Oficial via Cloud API foi desenvolvido para empresas, portanto, você precisa fornecer à Meta informações que validem sua autenticidade. Aqui estão pré-requisitos importantes:
- Possuir uma conta ativa no Facebook Business;
- Possuir uma conta ativa no Facebook Developers;
- Contar com um número de telefone capaz de receber confirmações via SMS ou mensagem de voz, podendo ser um número fixo ou até mesmo 0800;
- Certificar-se de que o número de telefone não está associado ao WhatsApp. Se houver vínculo, é necessário remover essa associação (apagar a conta);
- Possuir um CNPJ válido;
- Ter pelo menos um documento que ateste a legitimidade da sua empresa, contendo o nome da empresa, endereço e telefone. Este telefone não precisa ser o mesmo utilizado para o WhatsApp oficial, mas deve ser capaz de receber confirmações via SMS ou voz;
- Contar com um cartão de crédito apto a realizar transações em dólar.
Lembre-se de que nosso time de implantação está à disposição para auxiliá-lo em todos os passos desse processo.
O layout do sistema é o mesmo na versão oficial?
O layout do sistema é o mesmo, com ajustes mínimos necessários para utilização do WhatsApp Oficial. São elas:
- Ao iniciar uma conversa, é necessário selecionar um Modelo de Mensagem
- Nas configurações, é possível gerenciar e criar Modelos de Mensagem
A conexão e o envio de mensagens com WhatsApp Oficial são mais estáveis?
Sim, uma vez que toda a comunicação acontece por meios oficiais. A Meta é responsável por manter seu número em funcionamento, assegurando que ele nunca desconecte. Adicionalmente, a Meta também é responsável pela entrega das mensagens, proporcionando uma experiência de comunicação confiável.
O WhatsApp Oficial permite utilizar vários números?
A Meta pode oferecer até 2 números de WhatsApp. Para utilizá-los no chatPro, é necessário ter duas contas, sendo possível alternar entre elas facilmente.
O WhatsApp Oficial permite participar de grupos?
O WhatsApp oficial não possui recurso de grupos.
O WhatsApp Oficial tem limite de mensagens ou conversas?
Não há limite em relação à quantidade de mensagens ou conversas iniciadas pelos seus clientes. No entanto, contas recém-criadas possuem uma limitação de 250 conversas por dia iniciadas por você. Esse limite é automaticamente expandido à medida que você utiliza a plataforma.
É fundamental realizar o processo de Verificação da Empresa para agilizar a ampliação desse limite.
Como é feito o pagamento das conversas no WhatsApp Oficial?
O pagamento é feito diretamente à Meta usando um cartão de crédito, sendo essa a única forma de pagamento aceita. A cobrança acontece sempre que o montante atinge o valor de U$25,00 (dólares)
O que é a Verificação da Empresa?
A Verificação da Empresa é necessária para que a Meta amplie o limite de conversas iniciadas por você (por padrão, 250 conversas por dia).
Para realizar esse procedimento, é necessário que você possua pelo menos um documento oficial que contenha o endereço da empresa e um número de telefone para receber um código por SMS ou ligação. Os documentos aceitos incluem:
- Contrato Social
- Documento de inscrição ou licença da empresa
- Documento fiscal emitido pelo governo
- Extrato bancário da empresa
- Conta de serviços públicos (aceito apenas para comprovar o endereço da empresa e o telefone).
Se a sua empresa possui um site, a Meta pode solicitar a inclusão do CNPJ no rodapé como parte do processo de verificação.